segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Curiosidades sobre a Língua


 
A língua é um dos órgãos mais sensíveis e curiosos do corpo humano. Sua flexibilidade é devida a seus 17 músculos, que lhe permitem realizar diversas e importantes funções, como a mastigação, a deglutição, a fala e o sentido do paladar. A língua, único conjunto de músculos voluntários que nunca se cansa, é coberta por uma mucosa rugosa formada por muitas elevações diminutas, chamada papilas que, dependendo de sua localização, permitem detectar melhor certos estímulos ou sabores.
·  A língua humana mede aproximadamente 10 centímetros de comprimento;
·  É a parte do corpo que se cura mais rápido;
·  Há mais de 600 tipos de bactérias na boca; em um mililitro de saliva podem existir até um milhão delas;
·  É o músculo mais forte do corpo e o mais flexível;
·  Cerca do cinquenta por cento das bactérias da boca vivem na superfície da língua;
·  Este músculo tem três mil papilas gustativas;
·  É a única parte do corpo com sensores de gosto;
Assim como as impressões digitais, a impressão da língua da cada pessoa é única;

Fonte: MDIG

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Evite o desenvolvimento da cárie


A cárie é fruto de um processo que envolve perda e substituição de sais minerais do dente com o passar do tempo, em resposta aos ataques ácidos diários que ele sofre pela ingestão de alimentos. A formação da cárie pode ser evitada com a ajuda do dentista: basta seguir sua orientação e alimentar-se corretamente, nos horários certos, evitando comer entre as refeições principais. E escovar os dentes com pasta à base de flúor pelo menos duas vezes ao dia é uma medida essencial para equilibrar a guerra que se trava na superfície do dente e combater o processo de deterioração que resulta na cárie. Vamos examinar esse processo.
O que é a Cárie?
A formação da cárie envolve dois fatores principais: • Alimentação • Bactérias presentes na placa • Estado de saúde da boca As bactérias interagem com os alimentos ingeridos e produzem resíduos na forma de ácidos que provocam a decomposição, ou desmineralização, de áreas situadas abaixo da superfície do dente. Essa deterioração da superfície do dente é a cárie. Pense desta forma: Toda vez que comemos, ocorre um ataque ácido sobre o dente. O corpo contra-ataca lavando com saliva os restos alimentares e o ácido formado. A saliva não apenas tampona – ou neutraliza – os ácidos, mas também contém sais minerais (de cálcio e fosfato) que reconstroem as áreas desmineralizadas do dente ou atacadas pelos ácidos. Esse processo de reconstrução é conhecido como remineralização. As séries de ataque e reconstrução são como uma guerra dentro da boca: o corpo procura reagir para proteger os dentes dos problemas do dia-a-dia. Entendendo o que de fato provoca a formação da cárie e observando melhor cada um de seus três fatores contribuintes, podemos buscar outros meios de evitá-la.
Alimentação
Alimentos e bebidas consumidos por períodos prolongados entre as refeições podem deslocar o equilíbrio entre remineralização/desmineralização a favor da formação da cárie. Comidas que grudam no dente, como caramelo e uva passa, devem ser evitadas entre as refeições, porque provocam um ataque ácido forte demais para a saliva combater. Já quando ingeridos durante a refeição, esses alimentos favorecem o lado da pessoa e de seus dentes. Quando a criança dorme tomando mamadeira ou fica sempre de dia com uma mamadeira na mão, tanto de leite quanto de suco de fruta etc., sua boca se torna um campo propício para a produção de ácidos pelas bactérias e as cáries começam rapidamente a se formar. É o que chamamos de “cárie de mamadeira”. Para evitar a cárie, restrinja o consumo de doces, alimentos que grudam nos dentes e bebidas doces entre as refeições.
Bactérias Presentes na Placa
A placa bacteriana que se forma sobre os dentes deve ser removida por meio de escovação pelo menos duas vezes ao dia e uso de fio dental uma vez por dia. Normalmente, dentes limpos permanecem saudáveis. Certas bactérias promovem mais a cárie do que outras, porque sabem usar melhor os açúcares e amido dos alimentos do que outras. As chamadas streptococci mutans e lactobacillus são dois tipos dessas criminosas. Todo mundo tem pequenas quantidades desses tipos de bactéria na boca, mas ocorre às vezes de elas estarem presentes em quantidade maior. Nesse caso, a pessoa corre um risco maior de ter cárie, ou seja, de perder a guerra. O dentista pode colher uma amostra de saliva para medir a concentração dessas bactérias.
Estado de Saúde da Boca
O terceiro fator importante para a formação da cárie é a saúde dos dentes e da boca. Isso inclui tudo: formato, formação e posição dos dentes, saliva, tratamentos dentários e hábitos de saúde bucal. A saliva é muito importante e sua ação se dá em diversas frentes, principalmente na diminuição da perda mineral dos dentes e em sua substituição no processo de remineralização. Às vezes, porém, determinadas condições ou medicações influem na quantidade e na qualidade da saliva, permitindo a formação da cárie.
Maneiras de Evitar a Formação de Cáries
Selantes: As ranhuras e depressões de alguns dentes, como os molares, podem favorecer o surgimento de cáries, principalmente quando muito profundas. Uma maneira de evitar que o processo se instale é revestir essas áreas mais propícias com um material plástico chamado selante. Ao endurecer, ele age como barreira, protegendo a superfície do dente da placa e dos ácidos. Suplementos à base de Flúor: O flúor também desempenha um papel importante na prevenção da cárie. A adição desse elemento à água ou à fórmula do antisséptico bucal usado na limpeza rotineira diária dos dentes aumenta a proteção contra cáries e bactérias. Existem também suplementos à base de flúor que contribuem para a limpeza e saúde da boca. Paste de Dente com Flúor: Uma das melhores maneiras de evitar a perda mineral ou desmineralização dos dentes e reforçar o processo de substituição ou remineralização é usar pasta de dente com flúor. Uma pequena quantidade usada diariamente já faz a guerra da boca pender a nosso favor. Muitos estudos científicos realizados durante um bom período de tempo comprovaram que essa é uma das maneiras mais eficazes de combater a cárie. E recentes avanços na tecnologia melhoraram os cremes dentais ainda mais, introduzindo neles componentes antibacterianos, como o estanho, presente no fluoreto estanhoso.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Retração Gengival


O que é retração gengival?

É o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários.

O que ocasiona essa retração?

A causa não é fácil de determinar. Existem várias hipóteses: traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova de cerdas duras); inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações ©altasª); restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual; movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados); pouca espessura do osso que recobre a raiz.

Por que nessa situação os dentes ficam mais sensíveis?

Devido à exposição da raiz, a camada que a reveste (cemento) desaparece, expondo a dentina, que é sensível. Bochechos com soluções fluoretadas podem amenizar o problema.

Tem relação com a idade?

Uma certa retração gengival generalizada é percebida com o passar dos anos e considerada normal. Algumas pessoas são mais susceptíveis que outras. A retração pode avançar em alguns períodos e, em outros, permanecer estacionária.

Existe tratamento?

Normalmente, o que se faz é evitar a evolução desse processo por intermédio de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restau- radores, se houver, e, se for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico.

É possível recobrir a raiz novamente?

Sim, por intermédio de técnicas cirúrgicas utilizadas principalmente em retração de um ou no máximo dois dentes. São cirurgias de resultados não previsíveis, em que, em determinadas situações, vale a pena tentar. São feitas principalmente visando à estética.

Se não se fizer a cirurgia, pode-se perder o dente?

A retração, por si só, não provoca a perda do dente, desde que as causas sejam eliminadas e que não haja inflamação.

Fonte: http://www.portaldosorriso.com/periodontics/retracao-gengival.html

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

710 casos de câncer de boca 2012


 O número de diagnósticos de câncer de boca na Bahia deve chegar a cerca de 710 em 2012, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Desse total, 230 somente em Salvador. Os homens são as principais vítimas e devem representar 69% dos casos.
De acordo com dados mais atualizados do Instituto, 6.510 pessoas morreram, no Brasil, em decorrência desse tipo de câncer em 2009. Desse total, 5.136 foram homens e 1.394, mulheres.

O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. Os fatores de risco mais conhecidos são o tabaco, o álcool, o vírus HPV e radiação solar. Além disso, segundo o Inca, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente.
 
Em 2010, o Inca registrou 100 óbitos na Bahia em decorrência desse tipo de câncer. Foram 13 mortes a mais do que as registradas dez anos antes.
 
Segundo a cirurgiã dentista Christiane Oliveira, do plano odontológico Odonto System, os primeiros sinais desse tipo de câncer podem ser identificados por dentistas nas visitas de prevenção. “Muitas vezes as lesões passam despercebidas ao longo dos anos e, quando tratadas tardiamente, exigem medidas invasivas e mutiladoras que podem levar o indivíduo até ao óbito”, afirma.
 
De acordo com a especialista, a falta de tratamento dentário pode provocar ou facilitar a incidência de câncer de boca. “Hábitos como a má higiene oral, focos de infecção, dentes quebrados, raízes e próteses mal adaptadas muitas vezes associados aos estilos de vida estão relacionados como fatores de risco para uma maior incidência do câncer bucal”, alerta.

Incidência no Nordeste – A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que o câncer de boca represente 2,88% de todas as neoplasias diagnosticas no Nordeste em 2012. O número de casos este ano deve chegar a 2.550. Os homens devem ser as maiores vítimas com 1.640 casos.
 
No Brasil, a estimativa é que sejam diagnosticados 14.170 casos. O número representa 2,73% de todas as neoplasias previstas para este ano no País. Do total de casos, 9.990 devem ser registrados em homens e 4.180 em mulheres.

PREVISÃO DE CASOS NA BAHIA EM 2012

Homens: 490, sendo 170 em Salvador
Mulheres: 220, sendo 60 em Salvador Fonte: INCA

O que é o câncer de boca

É o câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
Prevenção

- Tabaco: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

- Etilismo: o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.

- Vírus HPV: Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca.

- Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.

Sintomas

Os principais sinais que devem ser observados são:

l lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias

l manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)

l nódulos (caroços) no pescoço

l rouquidão persistente

Nos casos mais avançados observa-se:
l Dificuldade de mastigação e de engolir

l Dificuldade na fala

l Sensação de que há algo preso na garganta

Mitos sobre câncer de boca:
O câncer é transmissível no beijo?
MITO Na maioria das vezes, ele é hereditário e predisponente a fatores extrínsecos e intrínsecos.
 
Só homem fumante com mais de 40 anos pode ser vítima?
MITO Há um número cada vez maior de mulheres e pacientes jovens que são acometidos pela doença. Qualquer pessoa pode ser vítima.
 
Bochecho com vinagre evita câncer?
MITO Bochechos com vinagre, sal e soluções a base de malva não curam câncer bucal em sua fase inicial. Muitas vezes esses agentes são irritantes, agressivos e agravam ainda mais a lesão.

Fonte:http://www.guiadigitalodonto.com.br/problemas-bucais/692-710-casos-de-c%C3%A2ncer-de-boca-em-2012


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Artistas em busca de um sorriso perfeito

Há quem garanta que um sorriso perfeito com dentes bem tratados é o cartão de visita de uma pessoa. E a odontologia estética, cada vez mais atenta a esta tendência, vem se aperfeiçoando para melhorar a saúde bucal de seus pacientes.

Os famosos aparelhos que há 15 anos eram usados apenas por crianças e adolescentes, agora estão aperfeiçoadíssimos e seu uso se estende mais do que nunca a adultos de todas as idades. Até mesmo quem já ganhou o título de “Sorriso do ano” pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) se rendeu a eles.

PERFEIÇÃO NO SORRISO
É o caso da atriz Taís Araújo. A atriz, que nunca teve uma cárie nos dentes e em 1997 foi eleita a dona do sorriso mais bonito, usa há três meses aparelho móvel na arcada superior e fixo na arcada inferior. “Meus dentes de baixo estavam entortando. Na verdade, era uma alteração muito discreta. É que sou psíquica com essa coisa de dente. Queria ser dentista quando criança e acabei virando atriz. Então, quero tudo muito certinho no meu sorriso”, conta ao EGO.
Christine Fernandes também precisou recorrer ao aparelho. Por causa da oclusão errada, ela viu sua articulação do maxilar comprometida. Com isso, sua arcada inferior estava ‘apinhando’- os dentes estavam trepando um no outro. “Na arcada inferior tenho um aparelho fixo e na superior um móvel para acertar a oclusão. Devo ficar com o fixo até janeiro e o móvel vai depender da avaliação do meu dentista”, diz .


TRATAMENTO DENTÁRIO SUBSTITUI PLÁSTICA

Segundo Marcelo Fonseca, o fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e responsável em cuidar do sorriso de Taís Araújo, a odontologia hoje é um braço da estética. “Você atualmente consegue atenuar rugas com a ajuda das técnicas odontológicas. O que procuramos hoje é um sorriso harmonioso e não perfeito, pois a perfeição soa artificial”, explica o médico.
Ele diz que, em muitos casos, uma correção dentária substitui a aplicação de botox. “Às vezes a ruga na boca é causada pelo mal posicionamento dos dentes. Um aparelho pode muitas vezes eliminar essas rugas pelo simples fato de fazer os dentes voltarem para o lugar correto.”


 CORREÇÃO EM TEMPO RECORDE

 Transparentes, coloridos, com fios de teflon, móveis ou de silicone; são infindáveis os modelos ortodônticos. Quando o problema é simples, como fazer um dente levemente ressaltado voltar para o lugar, a medicina já consegue resolver esse problema em tempo recorde.
É o caso por exemplo do ator Rafael Cardoso. O gaúcho, que se prepara para estrear na TV na , como Klaus, disputado pelas personagens de Monique Alfradique e Bianca Comparato, usou um aparelho fixo – bráquete - de ferro na arcada superior. Em três semanas seu dente canino voltou para o lugar. “Meu dente canino estava levantado, fora do lugar, e tirei o aparelho para começar a gravar a novela, no sábado, 17”,conta Rafael.
Sua ortodentista, Liana Lima Pinheiro,é a mesma que colocou um aparelho sublingual em Fani Pacheco. Liana explica que quando se quer apenas movimentar o dente e não a ossatura, é possível, sim, .
“Usei no bráquete do Rafael um fio de nitinol, que é um material usado nos fios do navio. Ele desliza melhor e leva o dente para a posição certa mais rápido”, informa.
Se no meio artístico brasileiro a moda do aparelho nos dentes pegou com tudo, lá fora não é diferente. Tom Cruise também já acertou de ferro, bem como a Gwen Stefnai e a atriz Ashley Judd.

Nunca é tarde para melhorar o sorriso!
Fonte: Ego. Globo

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fio dental clareador





O novo fio dental é recoberto com uma cera composta por dióxido de silício, a mesma substância abrasiva das pastas clareadoras.

Chega ao mercado brasileiro o primeiro fio dental que promete a um só tempo remover a placa bacteriana e clarear o espaço entre os dentes, de onde as manchas teimam em não sair.

Fabricado pela Johnson & Johnson, o produto tem um formato achatado, como o das fitas dentais.

"Quanto maior a área de contato, maior a redução da placa e a ação clareadora", explicou o pesquisador Emilson Ismael Neto.

Um estudo clínico realizado na University Park Research Center, em Indiana, Estados Unidos, aponta que o uso regular desse fio reduz em 26% as manchas extrínsecas, aquelas causadas pelo pigmento do café, refrigerantes escuros e cigarro.

Para os resultados aparecerem, é preciso usá-lo diariamente pelo menos por duas semanas.


Fonte: Sorriso Saúdavel

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Saúde bucal também é coisa de homem




Pesquisa aponta que os homens são menos cuidadosos com os dentes do que as mulheres. Elas também frequentam mais o consultório odontológico do que eles. Com a chegada do Dia dos Pais – 12 de agosto -, a ABO alerta para os cuidados com a saúde bucal dos papais de todo o Brasil e como devem ajudar nos cuidados com os dentes dos filhos
Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e já publicada no Journal of Periodontology aponta que os homens são menos pró-ativos na manutenção de dentes e gengivas saudáveis. No quesito saúde bucal, as mulheres são melhores, já que visitam com mais frequência o consultório odontológico. Por isso, no Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os cuidados que os homens devem ter com sua saúde bucal e para o importante papel que eles desempenham na educação dos filhos.
A pesquisa realizada pela CDC com 800 participantes indica que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal. O estudo também sugeriu que as mulheres têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, assim como uma atitude mais positiva em relação a visitas ao cirurgião-dentista. Os participantes foram submetidos ainda a um exame bucal para determinar se tinham indicadores de doenças periodontais que atacam logo abaixo da linha da gengiva no sulco, onde fazem com que a ligação entre o dente e seus tecidos de suporte se rompa. Conforme os tecidos são danificados, o sulco se transforma numa bolsa: geralmente, quanto mais severa a doença, mais profunda a bolsa.
É possível ter doença periodontal e não apresentar sinais de alerta. “Essa é uma das razões por que os check-ups regulares e exames periodontais são tão importantes, além da higiene bucal qualificada. Os homens não podem negligenciar a sua saúde bucal e nem a visita ao consultório odontológico, independente do sintoma e sempre nos prazos estabelecidos pelo profissional, para evitar problemas mais sérios”, alerta o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Rodrigo Bueno de Moraes. Gengiva vermelha, inchada ou sensível; gengiva afastada dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim; dentes permanentes que estão com mobilidade ou se separando; alterações na maneira como os dentes se encaixam ao morder ou qualquer alteração no encaixe de próteses parciais são alguns sinais de que você pode estar com alguma doença periodontal.
Vícios
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% da população masculina no Brasil são fumantes, correspondendo a um total de 9,3 milhões de pessoas. Muitos desses homens são pais, e podem estar contribuindo para um prejuízo ainda maior. Crianças que têm pais fumantes possuem mais problemas respiratórios do que as que têm pais não fumantes. Muitos esquecem que a fumaça do cigarro voa, impregna o ar e invade todos os cômodos da casa e das roupas, inclusive o quarto do filho.
O pai também não deve descuidar da própria saúde. O cigarro começa a prejudicar o organismo a partir da boca, podendo ocasionar de manchas nos dentes a câncer. É muito importante o diagnóstico precoce da doença, e o cirurgião-dentista tem papel fundamental nisso, pois pode detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Uma demonstração de amor e cuidado com a saúde do filho é não fumar na sua presença e escolher uma área distante, longe do ambiente da criança, como a varanda, o quintal ou mesmo a rua.
O álcool também pode ser um elemento danoso na relação pai e filho. Levantamento feito pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) revela que metade dos adolescentes que faz uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência. Outra pesquisa, da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que os homens exageram mais no consumo de álcool: no ano passado, 28,8% deles beberam demais. “O cigarro, as drogas e bebidas alcoólicas favorecerem o crescimento do risco de lesões de boca cancerígenas, e os homens consomem mais disso do que as mulheres. É preciso alertar para um cuidado maior com a saúde bucal e deixar os vícios de lado. Será um benefício para o homem e para toda a família”, finaliza Rodrigo Bueno de Moraes.
Fonte: Jornal  do Site